quinta-feira, 21 de junho de 2007

À conversa com Miller III


Miller: ... pssst FC estás aí?


EU: ...boas M... que contas?


Miller: ... eh pá... ando aqui num stress...


EU: ... então...? que passa?...


Miller: ... sabes... é que aqui no purgatório... volta não volta aparecem os fdp dos arcanjos a chatear a mioleira á gente...


EU: ... como assim...?


Miller: Pois pá... vêm cá armados em guardiões da moralidade e põem-se com merdas... "então diga lá Sr. Miller... está arrependido dos seus pecados... de todas as suas volúpias?..." Não há cú que aguente estes enconados de asas... arre!


EU: A sério... mas já não tens a tua sentença atribuída? Não és já companheiro de armas do chifrudo?


Miller: ... afinal parece que não... disseram-me agora que ainda estou a meio do caminho... apesar de falar com o gajo várias vezes por dia... acho que ainda estou num tipo de estágio...


EU: mmmm... não tinha ideia... mas olha.... os tais arcanjos... o que é que eles querem afinal? levar-te ao céu...? (risos)


Miller: .... porra! ainda me põem umas asas na peida e dão-me um nome de santo qualquer... arre!


EU: ah ah ah ah


Miller: ... mas é assim... os tipos puseram-se com esta conversa porque parece que ainda hà dúvidas quanto à obra literária que deixei...


EU: dúvidas? como assim...?


Miller: ...sim pá. Ainda há quem debata a ideia de se saber se definem o que deixei como javardice ou obra-prima...


EU: ... ahh, ok... ja percebi... de facto há muitas opiniões contraditórias sobre os teus escritos... lá isso é verdade... e é por causa disso que ainda não definiram se te remetem definitivamente aos quintos dos infernos ou se te arranjam um lugar à direita de Deus?


Miller: nem mais pá... sabes que os meus leitores dividem-se em dois grandes grupos: o dos que afirmam que a dose generosa de sexo que há nos meus livros lhes desagrada e repugna, e o dos que ficam encantados ao descobrirem que esse elemento constitui um ingrediente tão importante.


EU: sim, conheço gente dos dois quadrantes... mas sabes o que lhes tenho dito... tanto a uns como a outros? Leiam... sorvam tudo... experimentem sem pré-conceitos... Miller tem desde odor a sexo suado até misticismo religioso elaborado... passa por dor aguda de poeta a relato detalhado de repórter...


Miller: ... é isso FC... tu percebes-me... são poucas as almas penetrantes que parecem ser capazes de reconciliar os aspectos supostamente contraditórios de um ser que somente procurou não esconder nenhuma parte de si próprio naquilo que escreve.


EU: sabes que só quem te conhece pessoalmente consegue dar esse passo... é preciso conhecer-te para perceber a unidade criativa que possuis... passa-se o mesmo comigo sabes?


Miller: Mas demoramos a perceber isto não é? Mesmo eu só tomei consciência disto há relativamente pouco tempo...


EU: Eu ainda não consegui... olha estou agora a usar este espaço na blogosfera exactamente para isso... para tentar a união de contrários...


Miller: Optimo pá... e desde já te digo que estes diálogos me têm sabido muito bem... é bom voltar...


EU: ... pois é... muito bom voltar.... voltar a esta luta diária de aproximação entre o ego e o homem que escreve... entre o íntimo e a palavra escrita


Miller: Nem mais... na minha humilde opinião, esse é o objectivo mais alto que um autor pode fixar-se. O mesmo propósito - a unificação - se encontra implícito em todo o impulso religioso. Talvez eu sempre tenha sido, sem o saber, um indíviduo religioso.


EU: Temos mesmo muito em comum Miller... eu acho... somos homens de re-ligação


Miller: ah ah ah


EU: No outro dia estava a falar com a minha instrutora de Yoga... e sabes que me fascina o tantrismo... a busca da elevação espiritual pelo domínio do corpo sexual


Miller: E só de pensar que ainda há quem não perceba a relação... o sexual e o religioso não são antagónicos e opostos... todos os elementos ou aspectos da vida, por muito pobres, por muito duvidosos que sejam (para nós), são susceptíveis de conversão, e na verdade devem ser transportados para outro nível, de acordo com a nossa maturidade e inteligência.


EU: Eu vou mais longe Miller... nada em nós é intrínsecamente pobre... antes pelo contrário... aquilo a que chamamos "forças baixas" como o drive sexual por exemplo... não é pobre... antes pelo contrário... é rico... muito rico... por ser nosso, por ser excelso impulso... sem isto somos nada


Miller: Sim... claro que sim... expliquei-me mal... o tal esforço que visa eliminar os aspectos ditos repugnantes da existência, que é a obcessão dos moralistas, não só é absurdo, como fútil...


EU: E não há poucos...


Miller: Não percebem FC... não percebem que viver plenamente os seus desejos e, ao fazê-lo, modificar subtilmente a natureza destes, é o objectivo de todo o indíviduo que aspira a desenvolver-se...


EU: T:.A:.F:. caro I:.


Miller: O desejo é soberano e inextirpável, mesmo quando, como dizem os budistas, se converte no seu contrário. Para alguém se poder libertar do desejo, tem que desejar fazê-lo...


EU: O desejo é a força que impulsiona os nobres desígnios... e mesmo aqueles que são puramente instintivos têm o seu papel... é a máquina a alimentar-se a si mesma... se não percebemos isto... se não nos damos um rumo somos meros instrumentos de nós mesmos...


Miller: De facto este é um tema que sempre me interessou muito... sempre fui vítima de movimentos impulsivos, perfeitamente incontroláveis... e antes de patinar.. e mesmo agora também... impressiona-me o pântano de ideias em que se atola o modo tradicional de tratar este tema...


EU: é o que te digo... caro Irmão... pena não teres conhecido a blogosfera...


Miller: pois... já vi que sim...


Eu: Mas... estamos aqui para isso... temos o nosso espaço aqui...!


Miller: ... nice... olha.. pagas tu o chá?


Eu: claro!
Acompanha os Diálogos com Miller aqui: I, II

18 comentários:

Marrie disse...

BRAVO, BRAVÍSSIMO! Cada visita minha aqui fico mais apaixonada por estes diálogos c/o sr. Miller. Taí... gostaria muito de conhêce-lo... mas ele tá lá no purgatório, não é? Ou mais pra lá, quem sabe! Deixa eu pensar.... acho q vale a pena.... podes me passar o endereço??? rs Se bem.... acho q se seguirmos as filosofias por aí existentes qto ao q devemos ou não fazermos por aqui na terra p/conquistarmos o paraíso, creio q eu já deva está a meio caminho andado de encontro ao sr. Miller. rs Abraços

Mercúrio disse...

Marrie

Oi :)

Alguém me passa um lenço para limpar a baba...? :P

Quanto à morada... é aqui!

Está sentado ao meu lado... ;)

1 grande beijo transatlântico, volta sempre!

Marrie disse...

rsrsrsrsrsr....... quem sabe qualquer dia desses, então, faço uma visita ao sr. Miller e aproveito e conheço o seu criador, hum? Obrigada pela visitinha.......bj

Mercúrio disse...

Marrie

Se quiseres conhecer melhor Henry Miller tens a trilogia Sexus, Plexus e Nexos...

Uma obra monumental ;)

Bj

*Um Momento* disse...

Ai... já volto para ler o resto...não saia daí sff...(",)

Mercúrio disse...

Marrie

Mas se um dia quiser vir... cá estaremos... é só puxar uma cadeira... ou então lugar ao colo

;)

Mercúrio disse...

Momento

Cá estaremos...

Gaja Boa 2 disse...

Olha olha...os compadre voltaram a encontrar-se

Só não percebo uma coisa, ele está no purgatório, certo?? E no entanto vai tomando uns cafes contigo....
Então das duas uma ou ele tem free pass pa sair ou tu já lá tens tambem um lugar cativo...

hahahahha

belos diálogos

Mercúrio disse...

Gaja Boa...

é mais isso... vou tendo um lugar...

sempre queres entrar na conversa?

Dá o mote... ou queres que sejamos nós a dar?

eudesaltosaltos disse...

tb quero ir ao Inferno e tnh feito d td pa q isso aconteça... cm tds as pessoas normais... :) bj

Mercúrio disse...

maluca responsavel

descidas ao inferno? mmm

sou ascensorista e guia... ;)

quanto a "normal" ufff

Marrie disse...

FC, Fc..... olha q sou casada! Por enqto fico c/a cadeira, ok? rs

Mercúrio disse...

Marrie...

O colo é por falta de espaço... o café é pequenino...

;)

Marrie disse...

Se é assim.............rs

Gaja Boa 2 disse...

lol
claro que entro na conversa

mas dá o mote....

bjs

*Um Momento* disse...

Fc
Grata por ter esperado
teve uma paciência :)
Mas sim agora o li com calma
E sinceramente ...

[...]não percebem que viver plenamente os seus desejos e, ao fazê-lo, modificar subtilmente a natureza destes, é o objectivo de todo o indíviduo que aspira a desenvolver-se[...]

Começo a "apaixonar-me " por tal "personagem " :))
Um excelente fim de semana (",)
(*)

Mercúrio disse...

Gaja Boa

Vou dar... o mote

Até breve

Mercúrio disse...

Momento

eh eh eh

De facto é uma questão de sublimar aquilo que muitos consideram "energias baixas"...

e ao fazê-lo... ao transmutar essas energias... evoluímos

;)

Mas muitos não percebem... ou não querem perceber... o que é consideravelmente pior (antes um ignorante, que não tem culpa de o ser, do que um acéfalo que retira gozo no sê-lo...)

Bjs