sexta-feira, 13 de julho de 2007

À conversa com Miller IV


Miller: FC... psst... chega aqui




EU: boas Miller... que se passa?




Miller: é pá... ricos momentos que temos passado com a Gaja e a Marrie lá no café da rua de cima hã?...




EU: nem digas nada.... eh eh eh




Miller: que saudade FC... que saudade...




EU: acredito pá... bateste a bota vai para quê? 17 anos... não foi?




Miller: ... é verdade...




EU: pois... faz tempo pá... e para quem vivia a sexualidade como tu...




Miller: É indubitável que o sexo faz parte da vida... e o engraçado é que cada um de nós vive-o de forma distinta!




EU: sim... e tu viveste-o de forma intensa! Digo isto pelo que deixaste escrito...




Miller: Sim... mas como sabes muita gente não me recebeu bem... ou seja, até que ponto pode a verdade da vida, naquilo que se relaciona com o comportamento sexual, ser utilizado na literatura?




EU: Quanto a mim... simplesmente pode! O acto de escrita artística tudo pode... é acto criativo e como tal tudo pode




Miller: muitas alturas houve em que tive dúvidas sabes...




EU: como assim? se deverias ou não escrever sobre sexo?




Miller: mais ou menos... o que quero dizer é o seguinte: o problema talvez não seja se o sexo pode ser ou não utilizado em literatura, mas antes na maneira como ele é apresentado




EU: Sim... eu até costumo usar uma expressão que não sei a quem pertence mas que diz algo como: "não é tanto o que dizes mas como o dizes que é importante"...




Miller: nem mais... o que nos leva de imediato a outra questão: A maneira certa será a do moralista, a do censor, a do polícia? Ou ainda o Estado, por intermédio dos seus legisladores, o árbitro em última instância sobre o que está certo e errado, o que é bom ou mau em matéria de arte?




EU: Impedimentos castrantes existem vários... mas quanto a mim, e nos dias que correm, o que mais me envergonha é o falso moralismo... a classificação de "má" arte a que está relacionada com sexo




Miller: Sabes qual era o argumento que os doutos guardiões morais usavam comigo?.... eles diziam que o acesso a literatura proibida como a minha foi, pode levar as pessoas a comportatem-se como animais...! Mas pensar assim é insultar o reino animal. E transformar a paixão, o maior atributo do homem, numa caricatura...




EU: Concordo plenamente contigo... a paixão é de facto o que nos move... e haverá motor de paixão mais forte do que a sexualidade?... de igual força posso ver vários, mas de força maior não encontro.




Miller: É esta consciência da nossa natureza múltipla que nos faz seres tão completos, tão... humanos




Eu: Sentir a Vida dentro de nós... a pulsar, a vibrar... é de facto indiscritivel!




Miller: Sabes que tenho notado que entre os autores "obscenos" o que os caracteriza e aproxima é precisamente o facto de serem homens que amam a verdade, a mais pura verdade...


EU: por isso mesmo é tão exasperante quando temos falsos moralistas a denegrir quem escreve sobre sexo, escrever sobre sexo é escrever sobre e com paixão!


Miller: O autor "obsceno" serve-se da sua condenável linguagem "licensiosa" para revelar a perversidade do nosso comportamento... as suas verdades chocam porque a verdade anda sempre nua...


EU: porra... odeio essa hipocrisia de merda! Sabes que quando digo a conhecidos que escrevo sobre estas nossas conversas e coisas afins... perguntam-me: "e não tens receio? não tens medo que saibam que és tu?"... dasss! Medo? do quê!!??


Miller: A falsidade e a hipocrisia são uma provocação para os homens honestos, levando-os a usar uma linguagem explosiva, chocante mesmo. Mas aqueles para quem a verdade é bemvinda e que acreditam na vida, não encontram nessa linguagem nada de repugnante.


EU: É um absurdo... erotismo sempre existiu, sempre esteve presente na arte... desde a literatura, à escultura, etc


Miller: sim, mas sabias que a chamada literatura obscena é a forma literaria mais resistente?


EU: A sério? como assim?


Miller: Sim... não há duvidas sobre isto, ela existe desde os tempos mais remotos e persiste, sem proteccionismos, sem fazer alaridos... Só uma outra categoria literária é presuvimente tão duradoura como ela: a ocultista...


EU: olha... nunca tinha pensado nisso


Miller: e no entanto a hipocrisia é tal que para se escrever sobre sexo... é um suplicio! A não ser que seja um médico a descrever funções reprodutras, ou um psicólogo a descrever psicopatias sexuais, ou um antropólogo sobre costumes sexuais dos povos primitivos...


EU: é isso mesmo... nunca tinha visto a coisa dessa forma... falar de paixão com paixão é imoral! arre que ignorância... e o pior é quem muitas destas bocas moralistas até nem são ignorantes, pois a esses perdoamos... o que é imperdoável é a recorrência no erro... isso já revela estupidez atávica!


Miller: o escritor que gostaria de descrever completa e livremente a vida à sua volta, está proibido de falar...


EU: sim... amordaçado por impedimentos moralmente falsos...


Miller: no entanto ele é o único que é verdadeiramente imparcial, de espírito livre, que vê a vida na sua totalidade e pode, por isso ser honesto, autêntico, alegre e em última análise... terapêutico.


EU: é libertador de facto...


Miller: Ah, a palavra "Moral"! Sempre que aparece, penso nos crimes que foram cometidos em seu nome... e envergonho-me...


EU: Faria tão bem a tanta gente ler-te Miller... tão bem... como tu já disses-te uma vez... esses "seres emocionalmente aleijados"!


Miller: Se eu tivesse a certeza de me estar a dirigir a homens que crêem no poder da verdade, diria: "Ponham à prova a minha obra! Permitam que seja lida abertamente, livremente, em toda a parte, por todas as categorias de homens e mulheres. Permitam que sejam eles os meus juízes!"


EU: farei a minha parte Miller...

26 comentários:

Marrie disse...

Viajei em suas palavras........ qto tivesse tanto lerias! Fascinante... qdo penso estares recluso talvez em sua vida particular estás mesmo a transformar palavras tão despudoradamente usadas em verdadeiras lições de cada dia.
O q dizer.............. nada!

Marrie disse...

Esqueci........... e tão misteriosamente encantador... ora parece estar contra ora a favaor. És a minha melhor das incógnitas!

Marrie disse...

Li novamente........... ora parece q acusa ora q elogia! Sensações fantásticas me causastes!

Marrie disse...

E estou lendo novamente.... tenho um vinho a minha direita... um incenso ao lado esquerdo e um cinzeiro c/cigarro acesso à minha frente!
Ah, e é claro......... a tua música!
Não nego q gosto da sedução... e tu.... seduz como ninguém!
Parabéns FC........

Sleeping Angel disse...

A felicidade aguarda: Aqueles que choram; Aqueles que sofrem; Aqueles que buscam; Aqueles que se têm esforçado; Aqueles que por qualquer motivo deixam cair uma lágrima; Aqueles que se magoam; Aqueles que aparentam ou estão perdidos; Aqueles que, simplesmente vivem e deixam viver...
Porque só estas sabem dar valor às pessoas que nos rodeiam. Porque só estas sabem dar valor a uma simples vontade de sorrir, de dar uma gargalhada. Porque só estas vão sabendo dar valor há tão "complexa" e universal palavra FELICIDADE

Anónimo disse...

Ola...

Diálogo super interessante...
Infelizmente tanto poderia ter ocorrido à 17anos como hoje.
As mentalidades não mudaram muito.
Alias tudo o que se relaciona com sexo, anda a passo de carocol, vai-se lá saber porquê se é tão natural quanto a nossa existência.
Quem escreve sobre sexo, mesmo meros contos eróticos, que muitas vezes não passam de fantasias, corre o "risco" de ser criticado, recriminado, estigmatizado e até marginalizado por uma sociedade hipocrita que faz mas nega, pensa e não diz, quer e não tem coragem.
Eu, como grande parte dos bloguistas tento preservar a minha identidade, "escondendo-me" atras de um nickname, e, isto essenciamente por questões profissionais, porque não me apetece de repente ter de andar à "estalada" com pessoas que passariam a considerar-me prevertida e com outros que passariam a considerar que comigo sería só "marcar hora"...
Enfim, vivemos em sociedade e temos, em muitas situações de nos moldar a ela...

No entanto considero que pouco a pouco, com os nossos textos e nossos "debates", e, com tudo o que se escreve e publica hoje em dia, o sexo vai cada vez mais deixar de ser tema tabu.

Parabens e obrigado por este momento de excelência...

Beijo
Vity

Marrie disse...

Mesmo correndo o risco, ou melhor, sendo mesmo redundante tenho q dizer.... fantástico, fantástico, fantástico!
Agora li totalmente sóbria! rs

INCÓGNITA disse...

Que diálogo fabuloso!
Realmente escrever sobre sexo e erotismo levanta sempre questões éticas e moralistas...mas a verdade é que são as escritas que exigem mais descrição,mais paixão nas palavras,mais liberdade na expressão.Por isso,não é qualquer um que escreve sobre sexualidade e erotismo...ou pelo menos bem escrito. Escrito de uma maneira que desperte emoção ao leitor.Que provoque tesão ao leitor.Que crie fantasias ao leitor.
É sujo. É perverso. Mas é bom. E todos querem ler. Todos querem sentir o pecado das palavras.
Já desde Marquês de Sade o pecado das palavras existia...e todos queriam ler.Porquê?Porque era imoral.
O fruto proibido é o mais apetecido...

FC...vai aprendendo com Miller. Continua a pecar.

Beijos Loucos
Daniela ;)

sophiarui disse...

:)

Gaja Boa 2 disse...

Parabens Fc, diálogo muito elucidativo...

bjs

*Um Momento* disse...

Off Tópic

Desculpa a minha aus~^encia em comentários
Pois é só mesmo nisso , pois tenho visitado regularmente este espaço que tanto me atrai
Hoje ...

trago-te uma fatia de bolo e champagne
Obrigado por existires
Um beijo ... em TI!!!

(*)

Marrie disse...

Vaga????
Candidato-me novamente, posso? rs

Silêncio © disse...

Os diálogos que aqui leio são sempre deveras interessantes e intrigantes.
Um Beijinho Silencioso

Marrie disse...

Acredite se quiser....... estávamos ouvindo uma música do meu computador e não sei como vim parar aqui!!! E ficaram as duas canções tocando ao mesmo tempo durante todo o tempo. Só agora entendi onde estava.......... já estava no "paraíso do purgatório"!!!
Diante de todos os meus pecados..........

Nanny disse...

Tenho passado por cá com alguma frequência e sempre me delicio com estas tuas conversas com o Miller... parece que vos vejo sentados na mesa do café, ou no sofá, fumando um cigarro de copo na mão e conversando como dois velhos intimos...

Não sei se já te tinha comentado, mas hoje não quis deixar de o fazer.

Miller é para mim um escritor de referência... já o afirmei no sei lá!

Deixo-te um beijo

Mercúrio disse...

Marrie

È um prazer saber que és visita assidua... ;)

Quanto à vaga... tens lugar no café da "rua de cima"...

Bj

Mercúrio disse...

Sleeping Angel

Sê bem vindo!

Mercúrio disse...

Vity

De facto o "vivermos em sociedade" restringe muitas das nossas escolhas, mas cabe-nos a nós mesmos, por pouco que seja, influenciar o meio que nos rodeia no sentido da mudança...

Todos fazemos um pouco, por pouco que seja...

Bjs

Mercúrio disse...

Incógnita

Frutos proibidos... são arquétipos destes que nos povoam o espirito.

Bjs

Mercúrio disse...

Sophia

Obrigado pelo sorriso... vindo de quem tem coração significa mesmo muito.

Que os jardins onde tens andado te inspirem cada vez mais!

;)

Mercúrio disse...

Gaja boa 2

;)

to be continued

Mercúrio disse...

Momento

Lambo os dedos e molho os labios no champagne...

Merci

Mercúrio disse...

Som do Silêncio

Interessa e intriga... mmmmm

Missão cumprida

Bj ruidoso

Mercúrio disse...

Nanny

Miller é um "velho amigo" meu, teu, nosso... de muitos felizmente.

Vai aparecendo...


Bj

Alice disse...

Vim so deixar um beijo e um cravo branco...

Beijos

Alice:.

As conversas com o Miller melhoram de dia para dia. ;)

Helena disse...

Olá!
Vim agradecer a visita mas tambem tropecei...e fiquei. Vou ler. Volto.
Beijos